O desenvolvimento de uma aplicação web ou mobile (seja um site institucional, um ecommerce, um sistema ou um aplicativo) deve ser tratado como um projeto, no qual é fundamental um ótimo planejamento e execução para alcançar os resultados esperados. São inúmeros os casos de projetos abandonados pelo cliente ou pela empresa contratada, principalmente devido à falta de planejamento inicial, o que gera perdas em tempo e investimento para ambas partes.

Enumeramos a seguir as etapas principais e essenciais para um bom desenvolvimento:

1) Levantamento de necessidades/requisitos
O levantamento de todas as necessidades do cliente, assim como todas as ferramentas que o cliente deseja em seu projeto, é extremamente importante e vital para o sucesso do projeto. Somente através das necessidades relatadas, a empresa contratada será capaz de apresentar as possibilidades de desenvolvimento para o projeto, em opções que contemplarão o escopo do desenvolvimento, os recursos necessários e as tecnologias empregadas. Portanto uma análise breve e superficial do projeto com certeza levará a problemas futuros em alguma(s) das etapas de desenvolvimento do projeto.

2) Orçamento e cronograma
Com o conhecimento profundo do projeto, a empresa será capaz de apresentar ao cliente um orçamento e um cronograma para a execução e apresentação do projeto. O cronograma pode variar desde a um prazo de entrega total (em trabalhos menores) a cronogramas com entregas intermediárias (em grande projetos).

3) Produção e desenvolvimento de Layout
Nessa etapa, caso o cliente tenha escolhido por um design exclusivo para o seu projeto, um designer irá produzir a arte de todas as páginas (ou telas) que serão necessárias conforme o levantamento feito na primeira etapa. Posteriormente, um desenvolvedor front-end receberá este material e irá fazer a programação em linguagens que os navegadores entendam (HTML, CSS e JS)

4) Inclusão de conteúdos em textos e imagens
Com o layout produzido para a web e/ou mobile será possível incluir todos os conteúdos em textos e imagens da aplicação web e/ou mobile. Esses conteúdos podem ser produzidos pelo cliente ou contratados pela própria agência de desenvolvimento.

5) Desenvolvimento da programação
Neste momento o desenvolvedor back-end fará a parte da programação que tornará possível editar conteúdos (textos, imagens e videos) em páginas existentes e inserir novos conteúdos em páginas e posts por exemplo.

6) Revisão e Ajustes
Toda projeto é planejado e executado de forma a minimizar a etapa de revisão e ajustes. Porém é comum encontrarmos pequenos pontos a serem alterados. Essa etapa é então reservada a esses pequenos ajustes após a avaliação do projeto feita pelo cliente.

7) Publicação do projeto
Nessa etapa, o projeto será publicado na web ou nas lojas de aplicativos. Todos os arquivos de código-fonte desenvolvidos anteriormente estarão hospedados em um servidor contratado pelo cliente e acessíveis através de um endereço web registrado, no caso de uma aplicação web (como site institucional, ecommerce ou sistema).

 

Preparado para expandir o seu negócio? Caso tenha dúvidas entre em contato conosco e compartilhe seu projeto.